Sessão Solene - Procuradoria da Mulher

por adm publicado 27/06/2024 09h31, última modificação 07/10/2024 15h27
Ocorreu na noite de terça-feira a Sessão Solene para Criação da Procuradoria da Mulher e Posse da Procuradora. Também foi realizado o “Encontro de Mulheres Empreendedoras de Piraquara” MEPI.

Ocorreu na noite de terça-feira a Sessão Solene para Criação da Procuradoria da Mulher e Posse da Procuradora, conforme Resolução nº 003/2024 - de 14/06/2024. Também foi realizado o “Encontro de Mulheres Empreendedoras de Piraquara” MEPI.

Estiveram presentes as autoridades:

• O Presidente da Câmara, Valmir Soares Maciel “Nanico”;
  • O Prefeito Municipal, Josimar Aparecido Knupp Fróes;
  • O Vice-Prefeito Municipal, Olivério Saraiva “Rivas”;
  • A Deputada estadual e Procuradora Especial da Mulher, Cloara Pinheiro;
  • O Vice-Presidente da Câmara, Vereador Guanair Denilson Garcia dos Santos;
  • O 1º Secretário, Vereador Prof. Pedro Alcindo Zaro;
  • Os Vereadores Amilton Lima, José Cícero Fidélis e José Eugenio Huller;
  • A Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM), Ana Elizabete Mazon de Souza Tesserolli;
  • A 1ª Dama e Secretária de Desenvolvimento Econômico, Senhora Creusa Fróes;
  • A Procuradora da Mulher, Elian Teixeira de Ferro;
  • A Coordenadora de Políticas para as Mulheres, Christiana Mordaski;
  • A Delegada Civil, Juliana Cordeiro;
  • A Procuradora da Mulher de Quatro Barras, Vereadora Sra. Lucinéia Alves da Silva
  • A Diretora da Penitenciária Feminina do Paraná e Presidente da Política Estadual de Atenção às Mulheres Privadas de Liberdade, Alessandra Prado;
  • A Representante da OAB Subseção São José dos Pinhais, Delair Mazepa;
  • A Representante das Mulheres Empreendedoras de Piraquara e Presidente da Associação Comercial de Piraquara ACIAP, Elizabeth Krutzsch Dias;
  • A Representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Tais Adams;
  • A Representante da Casa Maria da Penha, Andressa Cordeiro Cruz de Campos;

A Procuradoria da Mulher é um órgão institucional criado por meio da Resolução de Mesa nº 003/2024, de 14 de julho de 2024, com o objetivo de combater todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres.

A sessão teve início com a apresentação de um vídeo da Procuradoria da Mulher na Câmara dos Deputados. Na sequência, tivemos as falas das autoridades, que reforçaram a importância da mulher na administração pública e nos diversos ramos da sociedade.

Ao comentar sobre a procuradoria da Mulher, a Deputada Cloara Pinheiro falou sobre as dificuldades da abertura das Procuradorias nos diversos municípios do Paraná e o quão feliz ficou quando soube da aprovação da Procuradoria em Piraquara. Comentou também que a principal atividade que a Procuradora deve exercer é a de acolher a todas aquelas que passam por dificuldades e ajudar sempre que possível, tanto na busca por direitos quanto na luta contra a violência.

A Fala da Deputada foi reforçada pela Presidente do CMDDM, Ana Mazon, que também comentou sobre a criação dos diversos conselhos e coordenações relacionadas as políticas públicas voltadas para as mulheres no Município de Piraquara. Esse assunto também foi abordado pela Coordenadora Christiana Mordaski, que apresentou um recurso vindo do Governo Estadual e qual seria o plano de ação para o uso desse recurso em Piraquara.

A 1ª Dama Creusa Fróes aproveitou sua fala para comentar sobre a independência econômica da mulher e como isso ajuda em sua libertação, comentando também sobre o grupo das Mulheres Empreendedoras de Piraquara e como todas se ajudam na conquista dessa independência.

Essa libertação com base na independência financeira também fez parte da fala da Delegada Juliana Cordeiro, que reforçou a importância de uma rede de ajuda unida para o combate às diferentes formas de violência contra as mulheres no Município.

Nomeada através da Portaria 016/2024 de 17 de junho e empossada na noite de ontem, a Procuradora da Mulher, senhora Elian Teixeira de Ferro aproveitou sua fala para agradecer a todos que a ajudaram nessa conquista e reforçou seu comprometimento com a função de Procuradora, buscando acolher a todas as mulheres do município na busca de seus direitos.