Sessão Solene - Homenagem ao Dia da Mulher - 13-03-2023

por adm publicado 15/03/2023 14h30, última modificação 08/10/2024 16h04
Ocorreu na noite de 13 de março de 2023 a Sessão Solene em Homenagem ao Dia Municipal da Mulher e ao Dia Internacional da Mulher. Durante a Sessão, foi realizada a entrega dos Certificados referentes ao Prêmio Mulher Destaque 2023.
Sessão Solene - Homenagem ao Dia da Mulher - 13-03-2023

Dia da Mulher 2023

Ocorreu na noite desta segunda-feira, dia 13 de março de 2023, a Sessão Solene em Homenagem ao Dia Municipal da Mulher (07 de março, conforme Lei Municipal Nº 685/2003) e ao Dia Internacional da Mulher (08 de março, conforme instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU).

Estiveram presentes no evento o Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Piraquara – Valmir Soares Maciel “Nanico”, O Vice-Prefeito de Piraquara – Olivério Saraiva “Rivas”, A Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Piraquara (CMDDM) – Prof.ª Ana Elizabete Mazon de Souza Tesserolli, A Presidente da Comissão Estadual das Mulheres Advogadas da OAB/PR – Dra. Emma Roberta Palú Bueno, A Vereadora de Quatro-Barras – Lucinéia Alves da Silva “Lu”, o Vereador e 1º Secretário da Câmara – Prof. Pedro Alcindo Zaro, o Vereador e 2º Secretário da Câmara – Prof. Gilmar Luis Cordeiro, os Vereadores Amilton Lima, Cicero Soares de Oliveira “Cicero da Terraplanagem”, Guanair Denilson Garcia dos Santos, José Cicero Fidelis “Maguila”, José Eugênio Huller, Lucio Renato Ribeiro, Marcelo Marçal Morini “Marcelinho da Saúde” e Marildo Gomes, bem como as conselheiras do CMDDM, representantes do Executivo Municipal, e os munícipes presentes.

O evento teve início com a apresentação de um vídeo sobre o dia 8 de março, comentando sobre as várias lutas que as mulheres precisaram vencer para garantir seu espaço na sociedade. Na sequência, foi realizado um minuto de silêncio como forma de respeito à todas as mulheres que sofrem alguma forma de violência. Durante esse momento, autoridades e munícipes levantaram suas mãos marcadas com um “X” vermelho em um gesto simbólico à não violência.

Após esse minuto de silêncio, a Presidente do CMDDM – prof.ª Ana Elisabete Mazon de Souza Tesserolli – comentou sobre as diferentes ações do conselho no município, falando em especial sobre as ações da Patrulha Maria da Penha, a implantação da Delegacia Cidadã de Piraquara, o Cartório da Mulher (em ação conjunta com a Delegacia Civil) e a Defensoria da Mulher.

Seguindo o evento, a Presidente da Comissão Estadual das Mulheres Advogadas da OAB/PR – Dra. Emma Roberta Palú Bueno – reforçou a necessidade de melhores ações de segurança e conscientização em relação a segurança pública para as mulheres, comentando sobre situações de perigo e medo que as mulheres passam em seu dia a dia, sobre o medo de exercer o seu direito de ir e vir devido a violência e, citando uma declaração do Secretário Geral da ONU dizendo que “Da forma como estamos hoje, vai levar 300 anos para atingirmos a igualdade de gênero”. A Dr. Emma terminou sua fala comentando sobre a Defensoria da Mulher, como atualmente nenhuma mulher ocupa um cargo de Vereadora no município e que já está na hora das mulheres se unirem e garantirem o seu espaço na Câmara.

A sessão seguiu com a apresentação da Orquestra TransformaSon da Associação Beneficente Dikaion, que apresentaram as músicas “Como é grande o meu amor” de Roberto Carlos e “Mulher” de Erasmo Carlos. Após a apresentação cultural, foram realizadas as entregas dos Certificados referentes ao Prêmio Mulher Destaque 2023, onde cada vereador comentou um pouco sobre a pessoa que homenageou. Durante essas entregas, a Senhora Ivony Costa Rosa que seria homenageada pelo Vereador Evandro da Rocha (Vandinho) rejeitou a homenagem e utilizou a tribuna para ler uma nota de repúdio a violência contra a mulher, recebendo aplausos do público presente.

O encerramento da Sessão ocorreu após a exibição de um vídeo homenageando as mulheres piraquarenses ao som da música “Maria, Maria” de Milton Nascimento e o Poema “Ser Mulher” de Braulio Bessa.

A Sessão Solene Pode ser vista na íntegra na página da Câmara no Youtube: https://www.youtube.com/@camarapiraquara.