Evento "Não ao Feminicídio"

por adm publicado 03/08/2023 11h40, última modificação 08/10/2024 16h00

Ocorreu na manhã de sexta-feira, 28 de julho, o evento “Não ao Feminicídio”, conforme Lei Municipal Nº 1.956/2019 e Lei Estadual Nº 19.783/2019. Estiveram presentes no evento:

- O Presidente da Câmara Municipal de Piraquara, Valmir Soares Maciel (Nanico);
- O Prefeito Municipal, Josimar Aparecido Knupp Fróes;
- A Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, a Prof.ª Ana Elizabete Mazon de Souza Tesserolli;
- A representante da Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Sabatin;
- A representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Sulamita Alves;
- A Vereadora de Curitiba, Procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Curitiba e Médica Legista, Dra. Maria Letícia Fagundes;
- A Vereadora de Quatro Barras e Procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Quatro Barras, Lucineia Alves;
- A Representante da OAB/PR – Subseção de São José dos Pinhais, Dra. Fernanda Santos;
- A ex-Vereadora de Piraquara, Sirlei Marchiorato;
- O Delegado Ronaldo Elias Batista;
- Os membros da 1ª Companhia do 29º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Ronaldo Alves, Cabo Alexandra e Soldado Neiva;
- Os alunos dos Colégios: Prof. Iedo Néspolo, Romário Martins e Gilberto Alves do Nascimento.

O evento teve início com a apresentação cultural do Grupo Empodera Pretas de Piraquara, apresentando a 1ª Edição do julho das Pretas, um desfile com o objetivo de difundir conhecimentos dobre diferentes padrões de beleza e promover a conscientização sobre a igualdade com o tema “Visibilidade e Respeito”.

Na sequência foram abertas as discussões sobre o feminicídio, começando com a apresentação de um vídeo produzido pela Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer em parceria com Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná - São Roque. Após o vídeo, foram abertas as falas para as autoridades presentes.

Com a palestra “Queremos Todas Vivas”, a Dra. Maria Leticia Fagundes apresentou dados relacionados a violência contra a mulher em Curitiba e como a correta aplicação de políticas públicas ajuda na prevenção desses casos. Durante a palestra, comentou também sobre seu trabalho como Médica Legista e apresentou fotos e dados chocantes de vítimas desses crimes.

O encerramento do evento se deu com a Fala da Secretária Ana Elizabete Mazon de Souza Tesserolli, que explicou sobre as atuais políticas públicas relacionadas a violência contra a mulher no Município de Piraquara e quais serão os futuros passos para a conscientização do feminicídio no Município.

O evento pode ser acompanhado na íntegra na Página da Câmara no Youtube: https://www.youtube.com/@camarapiraquara.